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Programa de Formação Continuada em Comunicação Empresarial

Programa de Formação Continuada em Comunicação Empresarial

A comunicação assertiva e eficiente gera relacionamentos interpessoais produtivos dentro das organizações. Neste treinamento, figuras chave dentro da organização aprenderão a utilizar ferramentas úteis para desenvolver uma comunicação que traz melhores resultados para a empresa.

Pode ser adaptado em conteúdo.

Pode ser adaptado em carga horária.

Programa de Formação Continuada em Comunicação Empresarial - Coopero+ Educação Corporativa

Carga Horária

16 horas

Sobre o Programa

O desenvolvimento do Programa de Formação Continuada em Comunicação Empresarial visa qualificar profissionais por meio de ferramentas úteis para fornecer e receber feedback de maneira eficaz, bem como para o desenvolvimento da escuta ativa e da comunicação assertiva para construção de relacionamentos interpessoais produtivos nas organizações.

Público-Alvo

Gerentes seniores e gerentes funcionais que tenham a responsabilidade de avaliar a eficácia da integração interáreas, na redução dos gaps de performance e nos processos de comunicação entre clientes e fornecedores internos e externos.

Objetivos do Programa

  • Facilitar o aprendizado dos conceitos contemporâneos da área de Comunicação Corporativa, propiciando o desenvolvimento de uma visão estratégica sobre o negócio e a concepção de processos efetivos de comunicação com os diversos públicos interlocutores das organizações.
  • Identificar mecanismos que interferem no processo de comunicação e feedback para aprimorar a performance individual.
  • Aplicar e adotar comportamentos tais como escuta ativa, comunicação escrita e feedback que favoreçam a atuação profissional e interpessoal.
  • Estabelecer processos de melhoria da prática de feedback, oratória e comunicação eficaz com pares, equipe, clientes e fornecedores.

Conteúdo

Gestão do Feedback

O Feedback tem como objetivo preparar o profissional através de conceitos e técnicas para a elaboração de feedbacks eficazes para que contribuam para a produtividade, a qualidade de vida, o relacionamento interpessoal produtivo, facilitar o trabalho em equipe e a dinâmica de crescimento como pessoa e como profissional.

  • Tipos e fundamentos do feedback.
  • Por que é difícil dar e receber feedback.
  • Mecanismos de defesa e qualidade do feedback.
  • Meios de fornecer feedback eficaz.
  • Feedback e seus e impactos no desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Feedback construtivo.

 

Oratória

Proporcionar aos participantes auto-desenvolvimento na habilidade para falar em público, ensinando-os a controlar a ansiedade e potencializar a demonstração de produtos e serviços. Desenvolver uma melhor comunicação durante uma negociação e indicar ao participante como entrar em sintonia com seus clientes.

  • A arte de ouvir.
  • Como falar com auto-estima e envolver seus ouvintes.
  • Como eliminar a vermelhidão, gagueira, palpitação.
  • Utilização da voz, ênfase e entonação.
  • Oratória e suas aplicações.
  • Qualidades do orador.
  • Aspectos éticos.
  • Preparação do espaço e meios físicos.
  • Expressão corporal, como falar com o corpo.
  • O olhar.
  • Como sair do “branco”.
  • Gesticulação, postura.
  • Como controlar o medo e ansiedade.
  • Estruturação do Conteúdo.
  • Interação com o Público.
  • Vocabulário e linguagem.
  • Como preparar discurso, apresentação – passo a passo.
  • Como ser persuasivo e vender idéias.
  • Dicção e pronunciação das palavras.
  • Discursos de Improviso.
  • Preparo mental e físico.
  • Técnicas de leitura em público.
  • Uso do microfone e tribuna.
  • Exercícios para controle emocional.
  • Explorar o estilo pessoal de cada participante para apresentações em público.

 

Comunicação Eficaz

O objetivo desta temática é fazer com que o participante, enquanto se comunica, perceba quais são as emoções que o norteiam e, através de técnicas embasadas na Programação Neurolinguística, possa modelar-se para se tornar para um comunicador eficaz.

  • Competências de comunicação assertiva.
  • Comunicação passiva, agressiva e assertiva.
  • Assertividade para comunicar suas ideias, opiniões e sentimentos.
  • Diferença entre falar e comunicar.
  • Saber ouvir e interpretar sentimentos e percepções.
  • A empatia na comunicação.
  • Como estabelecer sintonia com o outro.
  • 10 atitudes para ser mais assertivo na comunicação.

 

Comunicação Escrita

Aprimorar o participante para redigir textos, levando em consideração a adequação à norma culta e a construção do texto empresarial, que exige simplicidade, objetividade, coerência, clareza e concisão para garantir uma comunicação escrita eficaz.

  • Redação empresarial: A comunicação e o fluxo de informações.
  • Técnicas de redação.
  • Redação de documentos do dia a dia (Atas, Comunicados).
  • A gramática na comunicação empresarial.
  • Qualidades do texto escrito.
  • Prática de redação de textos.
  • Multimeios e sua utilização na comunicação interna.
  • Uso racional das mídias sociais e e-mail – e-mails sem respostas, correção ortográfica e seu uso adequado.

Metodologia

Exposição dialogada, dinâmicas de grupo, jogos, apresentação de melhores práticas.

Dentro desta temática, nossos especialistas poderão desenvolver quaisquer treinamentos do interesse da sua companhia.

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