Programa de Formação Continuada em Comunicação Empresarial

A comunicação assertiva e eficiente gera relacionamentos interpessoais produtivos dentro das organizações. Neste treinamento, figuras chave dentro da organização aprenderão a utilizar ferramentas úteis para desenvolver uma comunicação que traz melhores resultados para a empresa.

Programa de Formação Continuada em Comunicação Empresarial
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Sobre o Programa de Formação Continuada em Comunicação Empresarial

O desenvolvimento do Programa de Formação Continuada em Comunicação Empresarial visa qualificar profissionais por meio de ferramentas úteis para fornecer e receber feedback de maneira eficaz, bem como para o desenvolvimento da escuta ativa e da comunicação assertiva para construção de relacionamentos interpessoais produtivos nas organizações.

Carga horária

16 horas, podendo ser adaptada de acordo com a necessidade do cliente

Público alvo

Gerentes seniores e gerentes funcionais que tenham a responsabilidade de avaliar a eficácia da integração interáreas, na redução dos gaps de performance e nos processos de comunicação entre clientes e fornecedores internos e externos.

Objetivos do programa

  • Facilitar o aprendizado dos conceitos contemporâneos da área de Comunicação Corporativa, propiciando o desenvolvimento de uma visão estratégica sobre o negócio e a concepção de processos efetivos de comunicação com os diversos públicos interlocutores das organizações.
  • Identificar mecanismos que interferem no processo de comunicação e feedback para aprimorar a performance individual.
  • Aplicar e adotar comportamentos tais como escuta ativa, comunicação escrita e feedback que favoreçam a atuação profissional e interpessoal.
  • Estabelecer processos de melhoria da prática de feedback, oratória e comunicação eficaz com pares, equipe, clientes e fornecedores.

Conteúdo do Programa de Formação Continuada em Comunicação Empresarial

Gestão do Feedback

O Feedback tem como objetivo preparar o profissional através de conceitos e técnicas para a elaboração de feedbacks eficazes para que contribuam para a produtividade, a qualidade de vida, o relacionamento interpessoal produtivo, facilitar o trabalho em equipe e a dinâmica de crescimento como pessoa e como profissional.

  • Tipos e fundamentos do feedback.
  • Por que é difícil dar e receber feedback.
  • Mecanismos de defesa e qualidade do feedback.
  • Meios de fornecer feedback eficaz.
  • Feedback e seus e impactos no desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Feedback construtivo.

 

Oratória

Proporcionar aos participantes auto-desenvolvimento na habilidade para falar em público, ensinando-os a controlar a ansiedade e potencializar a demonstração de produtos e serviços. Desenvolver uma melhor comunicação durante uma negociação e indicar ao participante como entrar em sintonia com seus clientes.

  • A arte de ouvir.
  • Como falar com auto-estima e envolver seus ouvintes.
  • Como eliminar a vermelhidão, gagueira, palpitação.
  • Utilização da voz, ênfase e entonação.
  • Oratória e suas aplicações.
  • Qualidades do orador.
  • Aspectos éticos.
  • Preparação do espaço e meios físicos.
  • Expressão corporal, como falar com o corpo.
  • O olhar.
  • Como sair do “branco”.
  • Gesticulação, postura.
  • Como controlar o medo e ansiedade.
  • Estruturação do Conteúdo.
  • Interação com o Público.
  • Vocabulário e linguagem.
  • Como preparar discurso, apresentação – passo a passo.
  • Como ser persuasivo e vender idéias.
  • Dicção e pronunciação das palavras.
  • Discursos de Improviso.
  • Preparo mental e físico.
  • Técnicas de leitura em público.
  • Uso do microfone e tribuna.
  • Exercícios para controle emocional.
  • Explorar o estilo pessoal de cada participante para apresentações em público.

 

Comunicação Eficaz

O objetivo desta temática é fazer com que o participante, enquanto se comunica, perceba quais são as emoções que o norteiam e, através de técnicas embasadas na Programação Neurolinguística, possa modelar-se para se tornar para um comunicador eficaz.

  • Competências de comunicação assertiva.
  • Comunicação passiva, agressiva e assertiva.
  • Assertividade para comunicar suas ideias, opiniões e sentimentos.
  • Diferença entre falar e comunicar.
  • Saber ouvir e interpretar sentimentos e percepções.
  • A empatia na comunicação.
  • Como estabelecer sintonia com o outro.
  • 10 atitudes para ser mais assertivo na comunicação.

 

Comunicação Escrita

Aprimorar o participante para redigir textos, levando em consideração a adequação à norma culta e a construção do texto empresarial, que exige simplicidade, objetividade, coerência, clareza e concisão para garantir uma comunicação escrita eficaz.

  • Redação empresarial: A comunicação e o fluxo de informações.
  • Técnicas de redação.
  • Redação de documentos do dia a dia (Atas, Comunicados).
  • A gramática na comunicação empresarial.
  • Qualidades do texto escrito.
  • Prática de redação de textos.
  • Multimeios e sua utilização na comunicação interna.
  • Uso racional das mídias sociais e e-mail – e-mails sem respostas, correção ortográfica e seu uso adequado.

Metodologia

Exposição dialogada, dinâmicas de grupo, jogos, apresentação de melhores práticas.

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Dúvidas comuns

Perguntas frequentes sobre Programa de Formação Continuada em Comunicação Empresarial da Coopero+

Separamos algumas das perguntas mais frequentes que costumamos responder para nossos clientes antes de fecharmos uma venda de treinamentos.
Os treinamentos são remotos (online) ou presenciais?
Podemos trabalhar das duas formas, porém, dependendo da temática do treinamento a melhor forma é a presencial pois treinados e alunos podem interagir mais entre si, o que acarreta em maior troca de conhecimento.
Este treinamento pode ser alterado em seu conteúdo?
Sim, o conteúdo do treinamento pode ser modificado para se adequar à realidade da empresa contratante.
Quanto custa este Programa de Formação Continuada em Comunicação Empresarial?
O investimento pode variar dependendo da carga horária, formato do treinamento e das necessidades da empresa contratante.
Este treinamento pode ser alterado em sua carga horária?
Sim, podemos alterar a carga horária de acordo com a necessidade do cliente.
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